sexta-feira, 12 de julho de 2013

Webquest sobre Podcast

http://www.vanessarodrigues.net/webquest/index.HTML

INTRODUÇÃO

Atualmente é possível ouvir músicas e rádios de outros países pela Internet. O uso de várias tecnologias possibilitou esse avanço no ambiente virtual e além disso, pode-se compartilhar arquivos de áudio sobre diversos assuntos entre os usuários.

Através desse compartilhamento, foram surgindo algumas ferramentas capazes de auxiliar qualquer pessoa na criação da sua própria rádio virtual e , dessa forma, o internauta pode publicar o conteúdo criado na Web.

Uma das ferramentas da era Web 2.0 é o Podcast. Este serviço permite que usuários criem os seus programas de áudio (também conhecidos como episódios) sobre qualquer assunto e coloquem no ar para outras pessoas conectadas na Internet poderem ouvir diretamente da web ou baixarem o arquivo no formato MP3 para escutar depois.

Pensando nisso, você não gostaria de ter a sua própria rádio virtual? Você seria o locutor e criaria programas, entrevistas e noticiários. Tudo isso de forma gratuita e simples na Web.
O objetivo dessa WebQuest é ajudar o aluno/usuário da Web na criação de uma rádio on-line usando os serviços do Podcasting para que depois os alunos ou outros internautas possam enviar os Podcasts para os seus colegas baixarem em Blogs, sites de relacionamento ou sites pessoais

TAREFAS

    • A tarefa é criar uma rádio on-line para a sua escola, onde todos os seus colegas, professores irão ouvir na Internet. Os alunos trabalharão em grupos de no máximo quatro integrantes.

      Como ponto de partida, os assuntos que serão colocados no Podcast serão os seguintes:


      Dicas de como estudar para as provas, notícias sobre eventos e participações dos alunos e membros da comunidade escolar em competições esportivas, olímpiadas de matemática, etc.

      Minuto do ciber ouvinte: crie um playlist (lista de músicas) com as músicas mais pedidas pelos ouvintes.
       
 

Vocês poderão montar uma grade com a programação da rádio. Veja um exemplo de programação da Rádio UFMG Educativa. clique aqui!
Para realização dessa tarefa, vocês terão como material de apoio qualquer software e sites listados no link Recursos. É claro, o que vai diferenciar na criação da rádio on-line é a sua CRIATIVIDADE.

Mãos à obra?

PROCESSO
 
Conforme foi apresentado na Introdução, o Podcast nada mais é do que um arquivo de aúdio, normalmente no formato MP3 e salvo para os usuários da Web ouvirem a qualquer momento, seja baixando o arquivo (download) ou ouvindo no próprio site. Clique aqui para saber mais sobre o que é Podcast.
Veja nesse vídeo da Common Craft explicando sobre o que é Podcast.
 


Para que você possa criar a rádio on-line, siga essas três etapas fundamentais na criação do Podcast:

OUÇA OUTROS PODCASTS EXISTENTES NA WEB
Essa vai ser a sua primeira tarefa antes da criação do seu Podcast. Ouvindo outros podcasts , você terá uma fonte de inspiração para criar o seu próprio episódio.

Faça uma busca no Google, digitando na caixa de busca "podcasts + educação" , "podcast + ingles" ( digite entre aspas mesmo).

Depois de ter ouvido alguns podcasts já existentes na Web, você deve estar ansioso para criar o seu, não é mesmo? Siga os passos no item abaixo:

COMO FAZER UM PODCAST

Para criar um simples arquivo de áudio, utilizaremos um microfone e o recurso que já vem instalado no Windows; o Gravador de som, localizado em:

Iniciar > todos os programas > acessórios > entretenimento > gravador de som

Se tiver alguma dúvida na utilização do gravador, leia o tutorial do site do Baboo.


Essa é a forma mais simples para criar um arquivo de áudio. Agora, para você incrementar os seus áudios, como por exemplo, colocando uma música de fundo, baixe o programa Audacity, no link Recursos. O Audacity é um programa gratuito, de código aberto, que oferece recursos avançados para editar e gravar áudios.
Tutorial para usar o Audacity
Além desse tutorial salvo em pdf , sugiro as vídeo-aulas explicando como utilizar o programa Audacity. As vídeo- aulas foram gentilmente enviadas pelo Prof. Eziquiel Menta - Coordenação Um Computador por Aluno - SEED/CETEPAR - Curitiba - Paraná. http://www.escolabr.com
 
PUBLICANDO O SEU PODCAST NA WEB

Chegamos à terceira etapa do nosso processo de criação de um Podcast. Depois que o seu Podcast estiver pronto, está na hora de salvá-lo na Web para que os seus colegas e ouras pessoas ouçam, e dessa forma , a sua rádio on-line ganhará popularidade.

Há diversas maneiras de você fazer isso, desde a utilização de sites que hospedam o seu podcast através de uma mensalidade, oferecendo suporte técnico e outros recursos, ou endereços gratuitos na Internet para a hospedagem.

Para a nossa WebQuest, usaremos um dos dois sites gratuitos (veja no link Recursos) para hospedar o podcast da nossa rádio escolar.

Usaremos o Podomatic para criação e hospedagem do nosso Podcast. Tutorial sobre o Podomatic.
Voçes vão notar que esse site é bem simples e parece muito com um Blog, só que, ao invés de postar mensagens, vocês vão criar áudios para as pessoas ouvirem e se elas quiserem poderão deixar alguns comentários.

RECURSOS

Para a produção do Podcast, vocês terão inúmeros recursos disponibilizados na Web.

Programas gratuitos para edição de áudio:
Audacity

Vídeo-aula sobre como usar o Audacity


Sites gratuitos para hospedagem de Podcast:

Em ambos, os sites é necessário criar um cadastro para login.


Exemplos de Podcasts escolares:

http://www2.murrieta.k12.ca.us/tovashal/bcoley/coleycast/index.htm
(em inglês)

http://www.podcast.sitedaescola.com/ - Podcast onde o Prof. Eziquiel Menta fala sobre Informática na Educação e Software Livre

Reportagens sobre o uso de rádio na escola ( Para os professores!)

http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0165/aberto/mt_189459.shtml

http://www.arede.inf.br/index.php?option=com_content&task=
view&id=590&Itemid=99
Listas de diretórios de Podcast:

Podcast Station

Podcast.net

Podbr

AVALIAÇÃO

A avaliação será feita através dos seguintes critérios:
Participação dos integrantes na produção do Podcast.


Colaboração dentro dos grupos, desenvolvendo estratégias de trabalho.


Criação e postagem dos Podcasts na Web.



Para divulgar os trabalhos dos alunos, os professores poderão criar um evento na escola,como por exemplo, uma semana ou uma tarde cultural. Dessa forma,os alunos mostrarão os seus trabalhos para a comunidade escolar através de um projetor multimídia com acesso à Internet. Além disso, os alunos discutirão sobre o que eles aprenderam com a nova experiência de criação de uma rádio on-line.  

CONCLUSÃO

A Internet tem desenvolvido um papel importante no Ensino da Língua Inglesa. O uso dos computadores no ensino tem alcançado reconhecimento pelos professores e pesquisadores. De forma geral, pessoas interessadas em investigar como a Internet e os recursos multimidia podem ajudar os alunos na aprendizagem da Língua Inglesa.
Professores e alunos têm uma grande quantidade de materiais, diga-se de passagem autênticos, disponíveis na Web, tais como: arquivos de vídeos, fotos, jornais e revistas, arquivos de aúdio, entre outros. Um bom exemplo de material e como ele sofreu uma transformação na maneira que é oferecida aos internautas são os arquivos de àudio.
Através dos recursos da Web 2.0, a participação dos usuários ganhou maior destaque e, se antes o arquivo de áudio era apenas colocado para fazer o download, atualmente o usuário pode criar o seu arquivo de áudio através do serviço de Podcast e colocá-lo na Web para todos ouvirem.
Metaforicamente falando, o internauta era um simples ouvinte, só podia fazer o download dos arquivos , agora ele assume o papel de locutor, diretor e produtor musical quando ele cria a sua própria rádio on-line.
Godwin-Jones (2007),da Universidade Virginia Comonwealth,diz que “Podcasting has just begun to be used in language learning. The popularity of MP3 players among students means that students could easily download podcast in the target language (e.g., from a newspaper site, blog, radio program) for listening on the go.”

Isto que Godwin-Jones disse é verdade, pois podemos ver em qualquer lugar, jovens usando um aparelho de MP3 e já que eles estão inseridos neste contexto, por que os professores não podem usar o Podcast no ensino com os seus alunos e tirar vantagens desse serviço gratuito na Web?

CRÉDITOS


WebQuest desenvolvida pela aluna Vanessa C. Rodrigues Bohn, mestranda da Faculdade de Letras - UFMG.

Este trabalho foi desenvolvido na disciplina ministrada pela Professora Doutora Reinildes Dias "WebQuest e Mapas Conceituais" do curso de pós-Graduação em Estudos Lingüísticos da FALE - UFMG 1ºsem 2008.

Se você tiver alguma sugestão, dúvidas, por favor, entre em contato através do e-mail: vaenglish@gmail.com ou grave a sua mensagem de voz usando o Snapvine. Caixa à direita da página --->

Sem comentários:

Enviar um comentário