domingo, 9 de outubro de 2011

Sébastien Rogues 1er à Funchal




Mardi 4 octobre 2011 - 15:50
Le Français Sébastien Rogues a remporté mardi la 1ère étape de la Transat 6,50, course transatlantique en solitaire sur des voiliers de 6,50 mètres, franchissant la ligne d'arrivée à Funchal (Madère) après 8 jours 20 heures et 46 minutes de course.

Rogues, à la barre de son prototype Eole Génération/GDF Suez, a devancé son compatriote David Raison, sur son TeamWork Evolution, un autre "proto" atypique, à l'étrave arrondie comme celles des Scows nord-américains.

La Transat 6,50, organisée tous les deux ans, se dispute sur environ 4.200 milles (7.560 km) avec des voiliers de 6,50 m (des "minis"), les plus petits à participer à une course océanique: la première étape de Fort Boyard, au large de La Rochelle (Charente-Maritime), à Funchal; la seconde de Funchal à Salvador de Bahia (Brésil).

Un total de 79 marins de 17 pays avaient pris le départ de cette course le 25 septembre.

Après l'escale de Funchal, les "ministes" -répartis en "protos" et voiliers de série- reprendront la mer le 13 octobre en direction de Salvador de Bahia, où ils sont attendus vers le 30 octobre.

http://www.sport.fr/voile/transat-6-50-sebastien-rogues-1er-funchal-235883.shtm

Franceses rendidos

Procura do destino Madeira até Maio aumentou 46% nas entradas e 57,5% nas dormidas
As paisagens deslumbrantes da Madeira não desiludem. Os franceses estão cada vez mais apaixonados pela beleza natural e paisagística da Madeira, conforme expressam os números de entradas de turistas e de dormidas nos primeiros cinco meses de 2011, com aumentos acima dos 45%. Pode-se dizer que, este ano, face a 2010, os franceses renderam-se em massa ao destino Madeira. Segundo dados disponibilizados pela Secretaria Regional do Turismo e Transportes (SRTT), a principal motivação acaba por ser mesmo o que de mais natural e belo esta ilha tem para oferecer, a paisagem. "Os turistas franceses renderam-se, este ano e de forma mais evidente, ao nosso destino", assegura a SRTT, que aponta os números bastante animadores a comprovar tal afirmação. Considerando os indicadores disponíveis por origem do mercado emissor, entre Janeiro e Maio de 2011, é o mercado francês que facilmente se destaca, ao ter ultrapassado, claramente, as expectativas, "posicionando-se, na base desta evolução, como o 4.º maior mercado para a Madeira, tanto no que respeita às entradas como às dormidas geradas na hotelaria madeirense", destaca nota do Turismo da Madeira. Nesse período dos cinco primeiros meses do ano em curso, entraram na Região um total de 46.346 turistas franceses, os quais originaram 205.769 dormidas. Comparados com os resultados obtidos no período homólogo, estes valores traduzem crescimentos na ordem dos 46% e dos 57,5%, respectivamente. Resulta também, segundo a SRTT, que "a quota deste mercado evoluiu de 8,2% para 11,2%, no que toca às entradas, e de 6,9% para 9,6%, no que respeita às dormidas". Outros valores a reter deste cada vez mais importante mercado emissor é que para "uma estada média que ronda as 4,4 noites, o turista francês procura, maioritariamente, o alojamento de 4 e 5 estrelas (52%)". Estes demonstram também ser mais citadinos, uma vez que os turistas optaram, "preferencialmente, pela acomodação no concelho do Funchal (68%) mas, também, nos concelhos da Calheta, Santa Cruz e Machico, ainda que com menor expressão", conclui esta análise. Aproveitar distinções internacionais para a promoção Num outro contexto, desta feita da Promoção do destino, a estratégia ao longo dos últimos anos "tem sido dinamizada de forma integral e integrada, nos vários mercados, destacando-se, dentro desta divulgação, as mais-valias e as especificidades próprias de cada concelho e de cada localidade, tanto do ponto de vista ambiental e paisagístico, como do ponto de vista cultural e até gastronómico", refere a Direcção de Turismo, a propósito das recentes distinções, nomeadamente do concelho de Santana a reserva da biosfera na área ambiental. "No fundo, estas especificidades acabam por ser micro-produtos que se integram no produto turístico global que é a Madeira, complementando-se entre si e enriquecendo a oferta diferenciada e de qualidade que o destino oferece aos seus visitantes", reforça. "A identidade do nosso destino e aquilo que o diferencia de outros destinos concorrenciais assenta e tem por base, precisamente, o somatório de todas estas mais-valias existentes em todo o arquipélago da Madeira". http://www.dnoticias.pt/impressa/diario/286728/economia/286791-franceses-rendidos