quarta-feira, 14 de julho de 2010

quarta-feira, 7 de julho de 2010

terça-feira, 6 de julho de 2010

segunda-feira, 5 de julho de 2010

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Intercâmbio Funchal - La Rochelle




Os alunos e as professoras coordenadoras do Projecto FraNET participaram numa actividade de intercâmbio, no decurso do ano lectivo de 2009/2010, entre a Escola Secundária de Francisco Franco e os Lycées de Valin e Antoine de Saint-Exupéry, em La Rochelle, em França.
Este intercâmbio surgiu da iniciativa da professora Linda Baracchini, que, em conjunto com as professoras Frédérique Richer e Colette Leviel, entraram em contacto com as professoras coordenadoras do Projecto FraNET da E.S.F.F., projecto de complemento curricular que interliga o ensino/aprendizagem da língua francesa e as novas tecnologias.
Os alunos e as professoras coordenadoras do FraNET, Luísa Chaves, Teresa Sousa e Sara Jardim, abraçaram este projecto com todo o entusiasmo e embarcaram numa odisseia de diligências para poder levá-lo a bom porto: apresentação do projecto de intercâmbio aos órgãos da escola, planificação dos vários momentos, contacto com diversas instituições, correspondência entre todos os participantes, angariação de fundos, etc.
Nos finais do mês de Março, o grupo de três professoras e dezoito alunos franceses visitaram a ilha da Madeira, onde, durante sete dias bem preenchidos, puderam apreciar a beleza da ilha, mergulhar na sua cultura e desfrutar da hospitalidade das famílias madeirenses. Puderam igualmente constatar o quanto já havia sido recuperado após a catástrofe que nos assolou em Fevereiro.
Ao longo da semana, o programa compreendeu inúmeros passeios, nomeadamente, ao Monte, à Ribeira Brava, à Calheta, à Camacha, ao Santo da Serra, a Machico, a Santana e passeios a pé pela cidade do Funchal. Os alunos e professoras franceses visitaram igualmente o Jardim Monte Palace da Fundação Berardo, a Câmara Municipal do Funchal e o Salão Nobre e Paços do Concelho, ao Jardim Botânico, ao Hotel Reid’s Palace, Palácio de São Lourenço, ao Museu Madeira Wine Company, ao Golden Gate Grand Café, ao Centro Cívico Cultural de Santa Clara – Universo de Memórias João Carlos Abreu, ao IVBAM (Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira), ao Forte de São Tiago e Museu de Arte Contemporânea, ao Museu Story Centre, ao Engenho do Mel, ao Centro das Artes – Casa das Mudas, ao Centro do Vime e ao Parque Temático da Madeira.
Dois meses depois, coube ao grupo de alunos e professores portugueses ser acolhido em La Rochelle, uma importante cidade francesa situada na região de Poitou-Charentes. Com mais de mil anos de história, o coração de La Rochelle é formado por lindíssimos prédios de calcário, por belas ruas ladeadas de arcadas e pelo antigo porto, que data de séculos passados em que o comércio de conhaque, sal e vinho trouxe prosperidade à cidade.
Durante uma semana, o grupo de alunos e professores da Escola Secundária de Francisco Franco visitou locais de interesse histórico e cultural, museus e monumentos, parques e jardins, contactou com escolas, bibliotecas e instituições locais, deslocou-se às ilhas de Ré e Aix, tendo crescido em conhecimento e vivências, numa aprendizagem intercultural de identidades e diferenças.
No dia 14 de Maio, fomos acolhidos em La Rochelle de forma calorosa, pela professora Linda Baracchini e pelas famílias anfitriãs, tendo sido os alunos encaminhados para os respectivos lares.
No dia 15, sábado, algumas famílias e seus correspondentes passaram o dia prazeirosamente no Marais de Poitevin, desfrutando da calma e da beleza desta «Veneza» francesa. Outras famílias optaram por outros passeios e actividades, nomeadamente, o circuito mundial de saltos ornamentais de rochedos e passeios pela bonita região de Poitou-Charentes. À noite, a maioria dos participantes aderiu às iniciativas desenvolvidas em torno da «Noite dos Museus».
No dia 16, domingo, cada família responsabilizou-se pelo seu correspondente, proporcionando-lhe um dia diferente de convívio e lazer.
No dia 17, segunda-feira, o grupo de alunos e professores portugueses visitaram o Lycée Antoine de Saint-Exupéry, designadamente, os diferentes espaços administrativos e de recepção, as salas de aula, o internato, a enfermaria, os espaços consagrados ao desporto e o CDI, entre outros. Alguns dos alunos portugueses tiveram a oportunidade de assistir às aulas dos seus correspondentes, o que lhes permitiu entrar em contacto com disciplinas comuns ao seu próprio currículo, mas na língua estrangeira em estudo, o Francês. Depois de almoçar na cantina da escola, o grupo passeou pela belíssima cidade de La Rochelle, tendo sido gentilmente guiados através do velho porto e do centro histórico da cidade. Foi-nos ainda proporcionada a visita ao Musée du Nouveau Monde.
No dia 18, terça-feira, a manhã foi passada no Lycée Antoine de Saint-Exupéry, onde almoçámos. Na parte da tarde, visitámos o Aquarium de La Rochelle, que deslumbrou pela variedade de espécies marinhas e pela arquitectura particular, e a Médiathèque Michel Crépeau, espaço de cultura que surpreendeu pela inovação e diversidade.

No dia 19, quarta-feira, os alunos e professores usufruíram de um cruzeiro inter-ilhas, passando pelo Forte Boyard, construído no século XVII para proteger dos ataques da marinha inglesa junto com as demais fortificações, o Arsenal Marítimo de Rochefort, e de um passeio a pé pela ilha d’Aix. Neste espaço paradisíaco, os alunos desfrutaram de um piquenique à beira mar e de um passeio de bicicleta.

No dia 20, quinta-feira, o grupo reuniu-se na Praça de Verdun e partiu para ilha de Ré, onde passou um dia maravilhoso, numa ilha onde a natureza, os pântanos, as florestas e as dunas misturam e declinam os perfumes do oceano. Em La Flotte, os alunos portugueses foram desafiados para um jogo-questionário sobre o mercado pitoresco desta povoação. Este dia possibilitou ainda um passeio a pé em Bois-Plage de Ré e um piquenique em Saint-Martin-de-Ré.
No dia 21, o grupo reuniu-se pela última vez no Lycée Antoine de Saint-Exupéry para uma despedida sentida, após uma semana de convívio saudável e enriquecedor.

Este intercâmbio não teria sido possível sem o apoio e a dedicação de muitas pessoas e instituições que tornaram estas semanas memoráveis. A nossa sincera gratidão à Direcção Regional de Turismo, à Direcção Regional de Florestas, à Direcção Regional dos Assuntos Culturais, à Direcção Regional da Educação, à Escola Secundária de Francisco Franco, à Escola Básica e Secundária de Machico e à Escola Básica e Secundária da Calheta. Um agradecimento especial à Câmara Municipal do Funchal, à Câmara Municipal de Santana, à Junta de Freguesia de Santa Luzia e ao Consulado da França na Madeira. Um agradecimento sincero ao IVBAM, à Fundação Berardo, ao Centro Cívico Cultural de Santa Clara (Universo de Memórias), ao Centro das Artes – Casa das Mudas, ao Museu de Arte Contemporânea, ao Madeira Story Centre, ao Museu da Madeira Wine Company e ao Palácio de São Lourenço. O nosso profundo agradecimento ao Hotel Reid’s e ao Golden Gate Grand Café. Esta menção estende-se igualmente às empresas Porto Santo Line, Aquagym, House & Craft, Teresa Spínola Cabeleireiros, Salão Cabeleireiro Unisexo Graça, Grafimadeira, Pereira d’Oliveira, Vinhos Barbeito Madeira e Justino e Henriques e Filhos. Finalmente, agradecemos de todo o coração a musicalidade contagiante do Dr. Mário André e a generosidade incansável da Dra. Margarida Camacho, sem a qual nada teria sido possível.